Seja bem-vindo ao meu Blog. Hoje é

3 de abril de 2012

Carro anda sem motorista e TV muda de canal apenas com o som da voz

O Bom Dia mostra aparelhos que parecem terem saído de uma série de ficção científica, mas ele já estão para chegar ao mercado. Às vezes, o futuro chega e a gente nem percebe.

O Bom Dia mostra máquinas que só faltam ler pensamentos. Elas já existem e estão bem perto da gente. Quem já não ficou imaginando como seriam as invenções do futuro? Seriam parecidas com os seriados de ficção científica? Às vezes, o futuro chega e a gente nem percebe. É o que mostra o repórter Roberto Paiva.
Um carro roda sem motorista. Quem vai à frente do volante não precisa nem enxergar. Sensores mandam as informações para computadores que enviam comandos para o acelerador, freio, direção.

“Existe, então, todo um calculo matemático para saber exatamente a posição que o veiculo está, se está em uma situação de risco ou não. Eles entendem onde eles estão andando. Agora, sempre vai uma pessoa, porque nada é infalível, pode ocorrer uma pequena falha. Aí, precisa uma pessoa para interferir imediatamente”, explica o professor de engenheiro de automobilística Ricardo Bock, da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI).

Quando comprou uma impressora 3D em 2008, o engenheiro eletrônico Marco Antonio Sartoris não sabia bem o que ia fazer com ela. O equipamento hoje serve para ganhar dinheiro. Produz maquetes e protótipos de produtos e embalagens que serão lançados no mercado.

“A maior aplicação dela é quando uma empresa está desenvolvendo um produto, e ela precisa testar esse produto antes. Verificar forma e geometria, ver se está tudo de acordo antes de ir para a linha de produção”, aponta Marco.

Agora começam a chegar ao país, impressoras 3D para uso doméstico. Outra novidade que será lançada nas próximas semanas no Brasil é a televisão que ouve e obedece. Pode parecer estranho, mas é melhor ir se acostumando. Já existe TV que dispensa o uso do controle remoto. Basta dar um comando.

Os comandos de voz ainda permitem mudar o canal e o volume. E que tal fazer uma busca pela internet? Basta falar o que procura.

O aparelho capta o áudio por dois microfones que também são usados em vídeo-chamadas. E ainda é possível controlar a TV por movimentos das mãos. Uma câmera registra o que acontece na frente da tela.

“Essa TV do futuro é uma TV que está quebrando um grande paradigma, que é o uso do controle remoto. Pela primeira vez, nós temos uma TV que entende o consumidor através do comando de gestos e comando de voz também. Então, daqui pra frente, a gente espera que as televisões não precisem mais ter um controle remoto, que a gente possa ter o comando só através da voz”, aposta o gerente sênior da empresa Rafael Cintra.
Essa TV que funciona com comando de voz já é fabricada no Brasil, em Manaus. A previsão é que ela esteja à venda entre maio e junho deste ano. A de 46 polegadas vai custar cerca de R$ 6,4 mil.

Já o carro dirigido por computador ainda é um protótipo, mas é o futuro chegando

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário