Rio de Janeiro, 26 mar (EFE).- O empresário Eike Batista, o homem mais rico do Brasil segundo a "Forbes", anunciou nesta segunda-feira a venda de uma participação das ações preferenciais de seu conglomerado, o Grupo EBX, ao fundo de investimentos Mubadala, de Abu Dhabi, por US$ 2 bilhões. A operação é uma associação estratégica entre Eike, fundador e controlador do Grupo EBX, e o Mubadala Development Company, consta no comunicado. Pelo texto, o grupo Mubadala terá 5,63% das ações preferenciais (sem direito a voto) da Centennial Asset Brazil Equity Fund LLC e participações em outras empresas de Eike Batista com sedes no exterior. "Os recursos provenientes do investimento de Mubadala serão usados para reforçar a já sólida estrutura de capital do grupo, além de suportar o desenvolvimento de novos negócios em diversos segmentos, incluindo associações recentemente anunciadas pela EBX", assinala o comunicado. O Grupo EBX é formado por empresas como a companhia petrolífera OGX, a construtora naval OSX, a mineradora MMX, a empresa de logística LLX e a energética MPX, todas de capital aberto. Com a associação, o fundo de Abu Dhabi ainda terá participação nas empresas de Eike que não são de capital aberto, como a produtora de ouro AUX, a imobiliária REX e a empresa de esportes e entretenimento IMX.
Conforme a nota da EBX, o grupo emirati garantiu o direito de participar de futuros investimento do Grupo EBX e de Eike Batista, como em empresas de tecnologia, cimento, adubos e entretenimento. "Assinar associações com empresas de classe mundial é um elemento chave em nossa estratégia de investimentos e desenvolvimento", afirmou o diretor de Mubadala, Khaldoon Khalifa al Mubarak, como detalha o comunicado.
Pela nota, os sócios árabes consideram a parceria com o grupo de Eike como "um passo importante no desenvolvimento de oportunidades estratégicas para Mubadala no Brasil e na América Latina". Eike, segundo a última edição da revista "Forbes", é o sétimo homem mais rico do mundo, dono de uma fortuna de US$ 30 bilhões. EFE cm/dm
"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."

Nenhum comentário:
Postar um comentário